DOCENTES DA FAMESP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questões TBL - Gabarito

Ir para baixo

Questões TBL - Gabarito Empty Questões TBL - Gabarito

Mensagem por Admin Seg Out 17, 2016 10:19 am

QUESTÕES TBL - GABARITO


Questão 01. Assinale a alternativa que apresenta a correta localização cronológica das práticas pedagógicas trabalhadas no início da aula.
a) educação medieval, educação humanista, educação iluminista, educação realista;
b) educação medieval, educação realista, educação, humanista, educação iluminista;
c) educação realista, educação medieval, educação, humanista, educação iluminista;
d) educação medieval, educação iluminista, educação humanista, educação realista;
e) educação medieval, educação humanista, educação realista, educação iluminista;

Resposta: E

Questão 02. O vídeo “Educação x Mercadoria” do início da aula de hoje ao comparar as atuais práticas pedagógicas com a produção industrial capitalista mostra:
a) defesa desse método que consegue avaliar com eficiência a relação ensino-aprendizagem;
b) crítica ao método por acreditar que ele desconsidera a meritocracia dos alunos, uma vez que as capacidades são medidas por aferições uniformes;
c) crítica a essa prática ao caracterizar o elitismo de uma pedagogia que gera a ampliação das desigualdades sociais.
d) defesa dessa pedagogia que, ao aplicar um conjunto padronizado de avaliações a todos, democratiza a educação.
e) as vantagens de se preparar um Reforma na Educação de Base valorizando profissionais de notável saber.

Resposta: C

Questão 03. Valorização da razão, defesa da igualdade de direitos perante a lei e estímulo ao questionamento como forma de conhecimento são características da prática pedagógica desenvolvida:
a) Na Idade Moderna com a disseminação dos ideias Liberdade, Igualdade e Fraternidade construídos nas de autores com teorias conflitantes como no caso de Locke e Rousseau;
b) na Idade Média com a propagação da ideia de irmandade entre todos os homens da terra;
c) na Idade Moderna na medida em que o homem da renascença passa a se ver como principal criação divina conciliando a fé com a razão;
d) na Antiguidade Clássica, especialmente com a utilização do método socrático e sua construção do conhecimento verdadeiro através de perguntas.
e) na Idade Moderna durante o desenvolvimento de uma preocupação pedagógica utilitarista e desenvolvimento de uma autuação mais ativa do homem na vida pública.

Resposta: A

Questão 04. A ideia de performatividade desenvolvida por Stephen Ball é citada de outra forma no texto quando
a) o autor indica que o aluno é tratado como cliente.
b) fala que a validade dos conteúdos desenvolvidos é determinada.
c) os pais avaliam a eficiência do ensino nos exames e no mercado.
d) intensifica-se o estabelecimento de um currículo hegemônico e homogêneo.
e) adota-se uma prática pedagógica marcada pela acomodação estudantil.

Resposta: C

Questão 05. A concepção da prática pedagógica humanista sobreviveu até os dias de hoje, a partir de diferentes atitudes educacionais, das quais apenas não se destaca
a) o fato do professor não ensinar, mas apenas criar as condições ideais para que o aluno aprenda.
b) a valorização das questões objetivas em detrimento das experiências pessoais e subjetivas no processo de ensino-aprendizagem.
c) a necessidade do aluno de aprender como se deve fazer para aprender qualquer conhecimento.
d) o desenvolvimento da autonomia do estudante como ser pensante e central no processo de ensino-aprendizagem.
e) a valorização dos processos de escolha, pensamento e decisão do aluno, valores fundamentais para a valorização do ser humano.
Resposta: B

Questão 06. Analise as afirmações abaixo sobre a Metodologia Instrução em Pares:
I – Deve ser acompanhada de um planejamento de aula invertido por parte do docente;
II – O professor não deve trabalhar com exposição, apenas desenvolver os conceitos na aplicação de exercícios;
III – Facilita o processo de aprendizagem por haver uma verificação instantânea das principais dificuldades da turma;
IV – Pode ser aplicada sem a necessidade de uma leitura ou um estudo prévio por parte do aluno;
V – Pressupõe uma apelação formal contra um dos exercícios;
VI – Pede um desenho de questões-desafio que gerem um resultado entre 40% e 70% de acertos
Estão corretas:
a) I, II e V
b) I, III e VI
c) II, IV e VI
d) II, IV e V
e) III, IV e V
Resposta: B

Questão 07. Sobre a sala de aula invertida, é incorreto afirmar que:
a) a abordagem centra-se no aluno, tirando-o do papel de ser passivo.
b) preparar o roteiro de aula pensando na avaliação.
c) prevê um debate acerca dos exercícios de verificação.
d) prevê listas de exercícios avaliativas, sem atribuição de notas em grupo.
e) deve-se definir as questões que os alunos deverão responder durante a aula.
Resposta: d

Questão 8. De acordo com o vídeo de Rubem Alves:
a) o professor de espantos é aquele que é capaz de ensinar as coisas ao aluno.
b) não há, no vestibular da Unicamp, nenhum momento em que a capacidade de pensar é testada.
c) o professor deveria abandonar o programa para ensinar o que é essencial.
d) não há nenhuma escola que ele conheça que reproduza os ideais apresentados no vídeo.
e) o papel do professor tradicional é provocar a inteligência, o espanto e a curiosidade do aluno.
Resposta: C
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/08/2016

https://famesp.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos